Fale connosco
English

INEGI lidera projeto europeu para dar nova vida a baterias usadas

07 setembro 2023

As baterias surgem como uma tecnologia fundamental para o avanço da mobilidade elétrica, armazenamento de energia renovável e redução das emissões de carbono. Está, por isso, prestes a arrancar um novo projeto europeu centrado na criação de uma cadeia de valor para baterias, que promete transformar o ciclo de vida destes produtos.

Liderado pelo INEGI, o consórcio conta com 14 parceiros e vai olhar para as últimas fases do ciclo de vida das baterias, com especial foco no final da vida útil.

As baterias usadas, defeituosas e instáveis levantam novos desafios ao longo da cadeia logística e exigem novos processos industriais, equipamentos automatizados e sistemas de rastreio, bem como novas estratégias para as preparar para uma segunda ou terceira vida, ou ainda para a reciclagem dos seus componentes e materiais. Razão pela qual o consórcio ambiciona superar os desafios técnicos e económicos envolvidos.

Após a receção das baterias defeituosas e instáveis em fim de vida, está previsto o desenvolvimento de 6 processos industriais: recolha e triagem; transporte e armazenamento seguro e inteligente; diagnóstico completo; sistemas de descarga de bateria e recuperação de energia rápidos e seguros; desmontagem automatizada; e embale para uma segunda vida.

Estes processos serão integrados e testados numa fábrica de reaproveitamento de baterias na Bélgica. Paralelamente, os parceiros também vão definir os padrões para os processos industriais, projetar um sistema de rastreabilidade ao longo da cadeia de valor com base num passaporte e avaliar modelos de negócios circulares sustentáveis.

A equipa de especialistas do INEGI tem a seu cargo a resposta a várias questões relacionadas com sustentabilidade. Mais concretamente, será responsável por desenvolver um módulo de simulação para avaliar modelos de negócios circulares, tendo em conta fatores de caraterização como localização geográfica, tecnologia, mercado de trabalho, gestão de energia, entre outros.

O projeto «REINFORCE - Standardised, Automated, Safe and Cost-Efficient Processing of End-of-Life Batteries for Second and Third Life Reuse and Recycling» é cofinanciado pela União Europeia através do Horizonte Europa, o programa-quadro de investigação e inovação (I&I) da União Europeia para o período de 2021-2027.


Páginas Relacionadas

Inovação e Transferência de Tecnologia | Desenvolvimento de Produto

Inovação e Transferência de Tecnologia | Automóvel e Transportes

Inovação e Transferência de Tecnologia | Sustentabilidade e Circularidade

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.   Saiba mais

Compreendi