PORQUÊ ESTE PROGRAMA
Os efeitos da economia linear baseada em "extrair-produzir-utilizar-descartar”, relacionados com a produção
massiva de bens sem preocupações com a reposição das reservas naturais,
refletem-se na escassez de alguns recursos essenciais, na elevada quantidade de
resíduos produzidos diariamente e nas alterações climáticas.
A sustentabilidade e a economia circular estão cada vez mais presentes
nas decisões de compra dos consumidores,
e é crescente o número de medidas
especificas e incentivos, nomeadamente europeus, para impulsionar mudanças.
Desta forma a capacidade para criar produtos,
serviços e modelos de negócio circulares é cada vez mais importante.
Este curso promove a transição para um pensamento sistémico e circular
e oferece conceitos, ferramentas e estratégias para enfrentar os desafios e as
oportunidades da transformação impulsionada pela economia circular.
PARA QUEM
〉
Quadros médios e superiores de empresas, empreendedores, consultores e profissionais de organizações públicas, das áreas de estratégia, inovação, tecnologia, engenharia, sustentabilidade, qualidade, operações e logística, que pretendam participar na transição para a Economia Circular.
OBJETIVOS
〉 Desenvolver um pensamento sistémico e circular.
〉 Conhecer o enquadramento, desafios, oportunidades, políticas e regulamentação da Economia Circular.
〉 Compreender
as estratégias circulares dos fluxos
técnicos e biológicos.
〉 Conhecer novos modelos de negócio na
transição para a Economia Circular.
〉 Diagnosticar
os impactos do negócio, utilizando indicadores de circularidade e a avaliação de ciclo de vida do produto
〉 Explorar casos práticos de sucesso na Economia Circular, através de visita e testemunho de empresas em workshops de discussão
〉 Desenvolver
um projeto aplicado
DATAS E FORMATO
〉 Datas: 8, 10, 15, 17, 22 e 24 de abril e 6, 8, 13 e 15 de maio.
As sessões de dia 10, 15, 24 de abril e 13 de maio serão online, via livestream.
〉 Formato: Blended.
METODOLOGIAS
〉 Método expositivo e ativo com recurso a ferramentas colaborativas, sessões dinâmicas e interativas.
〉 Resolução de desafios e debates entre participantes.
〉 Partilha e análise de casos reais de implementação.
〉 Desenvolvimento de
projeto aplicativo ao longo do curso.
〉
Visita e
workshop em empresa
SOLUÇÃO DE APRENDIZAGEM
NAS EDIÇÕES ANTERIORES > CASOS REAIS

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA
Gisela Santos
Licenciatura em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e MBA em Logística pela Porto Business School.
Diretora da Unidade de Negócio de Gestão e Engenharia Industrial e Economia Circular, no INEGI. Docente da Porto Business School, do INEGI e de outras Instituições de Ensino ou Formação. Mais de 10 anos de experiência de consultoria nas áreas de Operações, Gestão da Cadeia de Abastecimento, Planeamento Integrado e Reorganização de Processos.
Foi Diretora de Sourcing e Logística em empresa de referência no sector têxtil e responsável de Qualidade e de projetos de Logística em empresa multinacional dedicada ao fabrico e distribuição de equipamentos para a indústria da construção.
Viviana Correia Pinto
Doutorada em Eng. Física pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, foi Assistente Convidada na mesma entre 2011 e 2017. Colabora com o INEGI desde 2009, tendo gerido projetos de I&D+I nas áreas da Saúde, Materiais e Aeronáutica. Foi gestora de Inovação e consultora em Inovação em PMEs e startups da área Digital entre 2017 e 2019. Atualmente integra a equipa de Economia Circular do INEGI.
Conheça toda a equipa
TESTEMUNHOS DE EDIÇÕES PASSADAS
"Realço a excelente organização da estrutura do programa e a variedade de temáticas abordadas, tocando em vários pontos relativos à Economia Circular e à Sustentabilidade. É sem dúvida um programa bem constituído e estruturado, com partilha de informação de várias realidades".
Ana Cruz, Amorim Cork Composites
"A formação foi muito importante ao nível do crescimento, tanto pessoal como profissional. A formação teve uma abordagem eficaz, com informação documental e registo muito intuitivo e, acima de tudo, com uma visão holística, pragmática e motivadora. De salientar a excelente organização e escolha dos formadores".
Elena Monteiro, Lipor
"Trata-se um programa bastante abrangente referente ao tema de economia circular, com muitos exemplos práticos que nos permite desenvolver estratégias para aplicar. Muito bem organizado pelo INIGI, Parabéns".
Elisa Dinis, Amtrol-Alfa
"Gostaria de destacar a diversidade de temas abordados no presente programa, o que permite a todos os participantes compreender, de uma forma muito dinâmica, os desafios e estratégias inerentes à Economia Circular. Por outro lado, a apresentação de casos práticos em todos os módulos lecionados permite-nos ter uma visão muito abrangente da praticabilidade do modelo económico, bem como motivar-nos a fazer parte da mudança, no nosso quotidiano laboral".
Inês Gomes, Associação Smart Waste Portugal
"Programa
muito bem estruturado, quer em termos de conteúdos quer nos conteúdos bibliográficos que foram disponibilizados ao longo do curso. Formadores com muito conhecimento e experiência na área que permitiu a
partilha de experiências e o debate sobre as realidades empresariais de cada um dos formandos. De destacar os
exemplos práticos e reais que foram partilhados, que permitem desenvolver estratégias para aplicar nas organizações. Sem dúvida, uma excelente formação. Parabéns!".
Isabel Silva, Bosch Car Multimedia Portugal
"Programa bem estruturado, com grande abrangência dos temas na ordem do dia neste âmbito. As sessões das empresas convidadas foram para mim o mais compensador, na medida que foi possível avaliar como é que diferentes setores estão a alinhar as suas estratégias com os princípios da sustentabilidade e economia circular."
Jorge Dias, STCP
Programa muito bem estruturado, que abrange todas as temáticas da economia circular e da sustentabilidade, lecionado por formadores com elevado grau de conhecimento, experiência na área e com caracter inovador. Este programa foi o mais rico, acolhedor e bem organizado em que já estive presente. Obrigada INEGI!
Ana Cardoso, Câmara Municipal de Matosinhos
Na minha perspetiva, o maior sucesso desta formação é o facto de conseguir abordar, de uma forma bem estruturada e em sessões dinâmicas e interativas, uma série de temáticas ligadas à Economia Circular e Sustentabilidade num período de tempo relativamente curto. Os casos práticos apresentados por empresas externas são realmente uma fonte de inspiração para todos os que como eu querem construir um futuro mais circular nas suas organizações. Esta formação é uma mais-valia para quem está agora a iniciar o seu percurso nesta área e também para quem já tem alguns conceitos sobre Economia Circular.
Raquel Silva, Yazaki Saltano