Fale connosco
English

Bolsa de Investigação para estudantes de doutoramento | RH LAETA UTAF 26/2020

Enviar Candidatura até 10-08-2020 Candidate-se
Anúncio para atribuição de uma Bolsa de Investigação para estudantes de doutoramento no âmbito do LAETA (Unidade de I&D da FCT) 

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Doutoramento no âmbito do UIDP/50022/2020 - LAETA - Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica para o período 2020-2023, com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC), nas seguintes condições:

Título do Plano de Trabalhos: Desenvolvimento de materiais avançados através da tecnologia DED: processabilidade, comportamento mecânico e pós-processamento.

1. Duração e Regime de Atividade:
Duração de 12 meses, com início previsto para setembro de 2020, eventualmente renovável até ao limite máximo permitido pela regulamentação aplicável. A atribuição das bolsas não gera nem titula uma relação de natureza jurídico-laboral, é exercida em regime de dedicação exclusiva e é atribuído ao Bolseiro o Estatuto de Bolseiro, conforme o disposto no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., ambos na sua redação atual.

2. Objetivo de Atividade:
O objetivo principal do trabalho proposto é desenvolver:
a.Um novo conceito de material avançado obtido através da tecnologia DED (Directed Energy Deposition), e compatível com a funcionalidade das aplicações alvo e dos materiais base disponíveis (a definir; e.g. soluções multi-material, materiais com gradiente, compósitos de matriz metálica);
b.Parametrização de processo, incluindo a especificação da janela de processo aplicável e a demonstração da viabilidade metalúrgica (e.g. estabilidade) do novo conceito de material proposto.
c.Caraterização mecânica (estática, quasi-estática e dinâmica) do novo conceito de material avançado, com vista à obtenção de um modelo constitutivo aplicável ao novo conceito de material;
d.Avaliação de técnicas de pós-processamento alternativas e aplicáveis ao novo conceito de material avançado;
e.Definição de uma proposta de aplicação, e previsão e validação do seu desempenho mecânico.

3. Orientação Científica:
Prof. Doutor Abílio de Jesus (INEGI/FEUP) e Prof. Doutora Fátima Vaz (IST/IDMEC). Os trabalhos decorrerão nas instalações do INEGI e FEUP com possibilidade de deslocações de trabalho no IST/IDMEC.

4. Formação Académica:
Mestrado/Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica, com classificação final mínima de 14 valores, e com interesse nas áreas temáticas de materiais e processos de fabrico, com ênfase nos processos de fabrico aditivo. O candidato terá de efetuar inscrição e aceitação no Programa Doutoral em Engenharia Mecânica da FEUP após os resultados de seleção.

Os candidatos com graus académicos obtidos no estrangeiro terão, obrigatoriamente, de apresentar os registos de reconhecimento desses graus e de conversão das respetivas notas finais para a escala de classificação portuguesa (sempre que ao grau estrangeiro tenha sido conferida uma classificação final), emitidos pela Direção-Geral do Ensino Superior ou por instituição de ensino superior público portuguesa (regime regulamentado pelo Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro) ou, em alternativa, apresentar o documento de reconhecimento/equivalência das habilitações estrangeiras às correspondentes habilitações portuguesas, emitido por uma instituição de ensino superior público portuguesa (processo regulado pelo Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho).

5. Subsídio de Manutenção Mensal:
O montante da bolsa corresponde a €1064, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País de acordo com o Regulamento N.º 950/2019, de 16 de dezembro, paga no final do mês a que respeitar por transferência bancária. Será também assegurado o pagamento do seguro de acidentes pessoais, o pagamento do seguro social voluntário se aplicável, e o valor das propinas correspondente ao Programa Doutoral em Engenharia Mecânica(PRODEM)da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

6. Legislação e regulamentação aplicável:
Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, e respetivas alterações, Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em
vigor, Regulamento N.º 950/2019, de 16 de dezembro.

7. Métodos de seleção:
O processo de seleção é inicialmente constituído por uma avaliação curricular à luz dos critérios referidos. Desta avaliação resulta a seleção das candidaturas que passam à fase de entrevista. A avaliação final é calculada tendo por base um peso de 50% da avaliação curricular e 50% da entrevista. Os critérios de seleção são seguintes: o mérito científico, qualificações, a adequação entre o perfil do candidato e os objetivos da bolsa, a motivação e a experiência relevante para o projeto em questão, de acordo com os requisitos de admissão acima descritos. O júri reserva-se o direito de não preencher os lugares a concurso, caso entenda não existirem candidatos que satisfaçam os requisitos do mesmo.

8. Composição do júri de seleção:
Presidente: Prof. Doutor Pedro Manuel Ponces R. de Castro Camanho (INEGI/FEUP); Vogais: Prof. Doutor Abílio de Jesus (INEGI/FEUP) e Prof. Doutora Fátima Vaz (IST/IDMEC). Suplentes: Prof. Doutora Ana Reis (INEGI/FEUP) e Prof. Doutora Beatriz Silva (IST/IDMEC).

9. Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados finais da avaliação serão afixados em www.inegi.pt.

10. Documentos de candidatura:
i) Carta de motivação, demonstrando a sua adequação ao perfil requerido;
ii) Curriculum Vitae;
iii) Certificado de habilitações;
iv) Certificado do grau/nível da língua inglesa.

11. Datas e Locais de Apresentação de Candidatura:
A documentação referida no ponto 10. deverá ser remetida de 28 de julho a 10 de agosto de 2020 através da página oficial do INEGI www.inegi.pt em Junte-se a nós | Bolsas de Investigação premindo Candidate-se em Bolsa de Investigação para estudantes de doutoramento - RH LAETA UTAF 26/2020

12. Núcleo do Bolseiro:
O núcleo de acompanhamento a bolseiros funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, nos Serviços de Recursos Humanos. 


INEGI
Serviços de Recursos Humanos
RH LAETA UTAF 26/2020
Rua Dr. Roberto Frias, 400
4200-465 Porto

Candidate-se