Fale connosco
English

Bolsa de Investigação para aluno(a) de doutoramento | RH Promedon UBS 29/2020

Enviar Candidatura até 28-09-2020 Candidate-se

Anúncio para atribuição de Bolsa de Investigação

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para aluno(a) de doutoramento no âmbito do projeto Pelvic SUI, nas seguintes condições:

Título do plano de trabalhos:  Desenvolvimento e implementação de modelos computacionais da cavidade pélvica feminina reforçados com próteses.

1. Duração e Regime de Atividade:

Duração de 6 meses, eventualmente renovável, início previsto para outubro de 2020, A atribuição das bolsas não gera nem titula uma relação de natureza jurídico-laboral, é exercida em regime de dedicação exclusiva e é atribuído ao Bolseiro o Estatuto de Bolseiro, conforme o disposto no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., ambos na sua redação atual.

2. Objeto de Atividade:

O(A) bolseiro(a) estará ligado(a) a atividades de criação/adaptação de modelos computacionais para a modelação de tecidos do pavimento pélvico, reforçados com próteses. As atividades irão requer o desenvolvimento/melhoramento e validação numérica de modelos constitutivos, e a análise crítica dos resultados das simulações.

3. Orientação Científica:

Prof. Doutor Marco Parente. Os trabalhos decorrerão nas instalações do INEGI, no Porto.

4. Formação Académica e perfil do candidato:

Mestre em Bioengenharia ou Engenharia Biomédica.

São condições preferenciais para a avaliação dos candidatos:

i)  experiência relevante e conhecimentos sólidos ao nível de ferramentas computacionais de modelação biomecânica e simulação com elementos finitos, em especial ABAQUS e FEMAP;
ii) experiência na implementação de modelos constitutivos híper-elásticos no ABAQUS, utilizando sub-rotinas "umat”;
iii)  experiência e motivação no desenvolvimento de modelos computacionais relacionados com a especificidade da biomecânica não-linear dos músculos e ligamentos da cavidade pélvica;
iv)  capacidade de análise, espírito crítico e orientação para objetivos;
v)  capacidade de trabalho em equipa e individual;

 Os graus académicos obtidos em países estrangeiros necessitam de registo por uma Instituição Portuguesa de acordo com o Decreto-lei nº. 66/2018, de 16 de agosto e a Portaria nº. 33/2019, de 25 de janeiro. A apresentação do certificado é mandatória para a assinatura do contrato. Mais informação poderá ser obtida em: https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/reconhecimento?plid=374.

5. Subsídio de Manutenção Mensal:

O montante da bolsa corresponde a €1064,00 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores, paga no final do mês a que respeitar por transferência bancária. Será também assegurado o pagamento do seguro de acidentes pessoais, o pagamento do seguro social voluntário se aplicável.

6. Legislação e regulamentação aplicável:

Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, e respetivas alterações, Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor, Regulamento N.º 950/2019, de 16 de dezembro.

7. Métodos de seleção:

O processo de seleção é inicialmente constituído por uma avaliação curricular à luz dos critérios referidos. Desta avaliação resulta a seleção das candidaturas que passam à fase de entrevista. A avaliação final é calculada tendo por base um peso de 40% da avaliação curricular e 60% da entrevista. Os critérios de seleção são os seguintes: o percurso académico, qualificações, a adequação entre o perfil do candidato e os objetivos da bolsa, a motivação e a experiência relevante para o projeto em questão, de acordo com os requisitos de admissão acima descritos. O júri reserva-se o direito de não preencher o lugar a concurso, caso entenda não existirem candidatos que satisfaçam os requisitos do mesmo.

8. Composição do Júri de Seleção:

Presidente: Prof. Doutor Renato Natal. Vogais: Doutora Nilza Ramião, Prof. Doutor Marco Parente. Suplente: Prof. Doutor Mário Vaz.

9. Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os resultados finais da avaliação serão afixados em www.inegi.pt

10. Documentos de Candidatura:

i) Carta de motivação, demonstrando a sua adequação ao perfil requerido;

ii) Curriculum vitae, no qual deve ser clara a formação do(a) candidato(a) nos pontos referidos no item 4 deste edital;

iii) Certificado de habilitações; se possível, o certificado de habilitações deve vir acompanhado das classificações obtidas em todas as disciplinas realizadas. No caso de graus académicos atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e por forma a garantir a aplicação do princípio da igualdade de tratamento a candidatos que detêm graus académicos estrangeiros e nacionais, é obrigatório o reconhecimento desses graus e a conversão da respetiva classificação final para a escala de classificação Portuguesa.

11. Datas e Locais de Apresentação de Candidatura:

A documentação referida no ponto 10. deverá ser remetida de 15 a 28 de setembro de 2020 através da página oficial do INEGI www.inegi.pt em Junte-se a nós | Bolsas de Investigação premindo Candidate-se em Bolsa de Investigação para estudantes de doutoramento - RH Promedon UBS 29/2020

12. Núcleo do Bolseiro

O núcleo de acompanhamento a bolseiros funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, nos Serviços de Recursos Humanos.

INEGI
Serviços de Recursos Humanos
RH Promedon UBS 29/2020
Rua Dr. Roberto Frias, 400
4200-465 Porto

Candidate-se