Fale connosco
English

Vice-presidente do INEGI nomeado investigador do ano da Universidade do Porto

11 março 2020

Pedro Camanho, investigador e vice-presidente do INEGI e Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi distinguido com o Prémio de Excelência Científica da Universidade do Porto, tendo sido eleito com a unanimidade de júri.


O docente e investigador tem vindo a destacar-se no estudo e simulação de mecanismos de deformação e fratura de materiais compósitos avançados, e no estudo e desenvolvimento in-silico de materiais compósitos não-convencionais, tais como materiais compósitos híbridos, nano-estruturados, com gradiente funcional de propriedades e multifuncionais. Trabalho que contribuiu para a obtenção deste galardão, que tem como objetivo reconhecer os docentes e cientistas que mais se destacam no domínio da investigação científica.

Em resposta à notícia, disse sentir-se "muito honrado”, salientando que o reconhecimento "se estende aos meus estudantes de doutoramento e aos colegas que me inspiraram ao longo dos anos”.

Este prémio junta-se às distinções que Pedro Camanho já soma, como o prémio H. J. E. Reid atribuído pela NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), o prémio de Jovem Investigador em Mecânica Aplicada e Computacional atribuído pela Associação Portuguesa de Mecânica Teórica, Aplicada e Computacional (APMTAC), entre outros.

Mais recentemente, destacou-se pela integração de um modelo que desenvolveu (conhecido por Modelo Camanho) no Digimat, software de referência para engenheiros que acelera o desenvolvimento de materiais e estruturas compósitas.

Do percurso profissional de Pedro Camanho, salienta-se a licenciatura em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia (1995), e o Doutoramento pelo Departamento de Aeronáutica do prestigiado Imperial College London (Reino Unido) em 1999. Nesse mesmo ano regressou a Portugal e integrou o Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP e assumiu o cargo de diretor da Unidade de Integridade Estrutural do INEGI.

Professor Catedrático desde 2014, é atualmente presidente do Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA) e vice-presidente do INEGI. É ainda membro do Conselho Consultivo da Sociedade Europeia de Mecânica (EUROMECH), membro do Conselho da Sociedade Europeia de Materiais Compósitos (ESCM) e do Painel de Engenharia do Conselho Europeu de Pesquisa (ERC).
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.   Saiba mais

Compreendi