Fale connosco
English

Setor equestre conta com INEGI para modernizar ferraduras com adesivos

04 abril 2024

As ferraduras utilizadas para proteger o casco dos cavalos são colocadas hoje da mesma forma que eram na idade média – a martelo, fixando os cravos ao casco. Para modernizar esta prática, a norueguesa Mustad Hoofcare juntou-se ao INEGI para criar novas soluções de base adesiva para tornar a fixação mais flexível, duradoura e menos invasiva, proporcionando maior conforto e bem-estar aos cavalos.

O objetivo da parceria, explica Lucas da Silva, é "desenvolver uma ferradura e um adesivo para a colar ao casco que proporcione uma adesão fiável, resistente a cargas mecânicas e a fatores ambientais, e que possa ser facilmente colocada e retirada sem prejudicar o cavalo”.

Para o responsável pelo projeto, é importante "estudar extensivamente a aplicabilidade da solução, para ganhar a confiança de um setor conhecido por ser tradicional, mas que representa cerca de 100 mil milhões de euros na Europa”.

Para tal, o projeto contempla várias frentes, como o design da ferradura, que se deve adequar ao movimento do cavalo e garantir fricção com o solo, bem como ter durabilidade suficiente, propriedades de absorção de choque e métodos de aplicação e remoção que não danifiquem o casco.

O desenvolvimento deste novo produto compreende testes em laboratório para avaliar a durabilidade e a resistência à solicitação à fadiga, ao impacto e a diferentes condições ambientais, bem como uma avaliação em contexto real durante 18 semanas.

Lucas da Silva salienta que "a investigação tem um impacto maior quando realizada em estreita cooperação com parceiros industriais, uma vez que permite a aplicação direta dos resultados”. Daí a parceria com a Mustad Hoofcare, empresa que fabrica cravos, ferraduras, limas e outras ferramentas, e opera em 16 países.


Páginas Relacionadas

Inovação e Transferência de Tecnologia | Processos de Fabrico


Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.   Saiba mais

Compreendi