Fale connosco
English

Sabia que o calorímetro de cone permite determinar parâmetros relevantes de reação ao fogo dos materiais num único teste?

13 agosto 2020


O calorímetro de cone é um dispositivo de teste de reação ao fogo que serve para analisar as emissões e as características físicas da combustão, ou seja, da queima de materiais.

No Laboratório de Fumo e Fogo do INEGI é realizado um ensaio neste equipamento, que permite obter parâmetros relevantes de reação ao fogo, num único teste, utilizando uma pequena amostra (100mm x 100mm).

A ISO (International Standard Organization) adotou este aparelho para medir a taxa de libertação de calor de pequenos provetes representativos, queimados em condições de ar ambiente, quando expostos a um pré-determinado fluxo de calor.

O teste no calorímetro de cone permite obter os seguintes parâmetros: tempo de ignição; calor de combustão; calor total libertado; perda de massa; taxa de libertação de calor; e quantidade e opacidade dos fumos gerados.

Este ensaio é usado para avaliar a contribuição que o produto que está a ser testado pode ter na taxa de evolução de calor e na quantidade e taxa de produção de fumo, quando envolvido num incêndio bem ventilado.

O Laboratório de Fumo e Fogo do INEGI está capacitado para a realização de um conjunto de serviços, incluindo a realização de ensaios de reação ao fogo, que permitem classificar materiais utilizados na construção civil, nos transportes e nos setores do mobiliário e decoração.               


Referência:

ISO 5660-1 (2015). Reaction-to-fire tests - Heat release, smoke production and mass loss rate Part 1: Heat release rate (cone calorimeter method) and smoke production rate (dynamic measurement).