Processos Avançados de Ligação: nova formação responde às necessidades de uma indústria em mudança
29 janeiro 2021Desde a introdução de novos e inovadores materiais, à crescente preocupação ambiental - a indústria está a mudar, e a procura por profissionais qualificados para enfrentar novos desafios é uma realidade. Perante este contexto, o INEGI lança agora um novo programa de formação avançada dedicado às últimas tendências na área dos processos avançados de ligação.
O curso "Advanced Joining Processes” decorrerá entre 6 e 14 de abril, e as inscrições já estão abertas. O curso será lecionado em inglês, online e em formato livestream.
O curso reúne uma equipa de formadores especializados, com larga experiência científica e prática, e reconhecidos internacionalmente. Entre eles está Lucas da Silva, responsável pela área de Processos Avançados de Ligação no INEGI, e coordenador deste curso, que explica: "o objetivo principal é formar profissionais capazes de enfrentar os novos desafios da indústria, decorrentes das atuais exigências do mercado, sempre orientados para uma economia circular e atentos às necessidades ambientais”.
A formação irá possibilitar aos alunos ter uma visão integrada da vanguarda do estado da arte, métodos existentes e novas possibilidades em estudo, e técnicas de implementação e análise. Soldadura, uniões mecânicas, uniões assistidas por deformação, e juntas adesivas, são algumas das técnicas abordadas durante o programa.
A união de componentes é uma necessidade transversal a toda a indústria, com aplicação em produtos para setores de ponta como a automóvel e aeronáutica, bem como em setores mais tradicionais como a eletrónica e do mobiliário. É uma área da engenharia que tem vindo a ganhar relevância, pois é crucial no desempenho e diminuição do peso de estruturas, diminuindo assim o seu impacto ambiental.