Fale connosco
English

Plataforma digital vai apoiar combate à ineficiência energética nas habitações

31 outubro 2023

O recente aumento dos preços da energia afetou milhões de europeus, levando a uma pobreza energética generalizada, atingindo níveis nunca antes vistos. Para contrariar esta tendência, está a nascer um novo projeto europeu com o objetivo de facilitar a renovação de edifícios para aumentar a eficiência energética, e o INEGI é uma das entidades parceiras.

Chama-se HORIS e tem como ambição criar uma plataforma digital que simplifique o processo de renovação de casas. Afinal, a renovação de edifícios residenciais e a instalação de medidas de eficiência energética podem ajudar os consumidores a economizar energia - bem como a Europa a atingir suas metas de sustentabilidade e reduzir emissões de CO2.

O projeto irá desenvolver-se em três países – Itália, Espanha e Portugal – e conta com 10 organizações, que irão trabalhar em conjunto, até 2026, para ajudar os proprietários a tomar decisões sobre como melhorar a eficiência energética, reunir num só local informações relevantes e credíveis, e criar uma rede de profissionais e prestadores de serviços.

A equipa do INEGI, que tem vindo a trabalhar para a promoção da descarbonização tanto de processos produtivos como do ambiente edificado, vai contribuir com o desenho de pacotes de renovação por tipologia residencial.

Cátia Sofia Costa, responsável pelo projeto no INEGI, explica que a equipa vai "identificar as melhores soluções técnicas a nível de isolamento, aquecimento, iluminação e muito mais, bem como calcular e otimizar o custo e benefício tendo em conta a realidade de cada país, de modo a que os proprietários possam ter certeza de que estão a fazer a escolha certa para as suas propriedades”.

O projeto HORIS - A digital OSS empowering renovating homeowners to choose the right measures, professionals and financial support mechanisms é cofinanciado pela União Europeia sob o projeto número 101120497.




Páginas Relacionadas

Inovação e Transferência de Tecnologia | Energia e Descarbonização

Inovação e Transferência de Tecnologia | Energias Renováveis


Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.   Saiba mais

Compreendi