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Novas soluções tecnológicas de segurança passiva para autocarros

01 dezembro 2018 Ficha de Projeto
Contributo do INEGI
  • Análise de elementos finitos e simulação numérica de soluções R66 e R29.
  • Testes e ensaios experimentais baseados em regulamentos específicos para veículos de passageiros.
  • Aplicação da metodologia Lean Design-for-eXcellence para aferir o desempenho do design multidimensional, quer em termos da eficácia, como da eficiência na utilização de recursos.

Resultados/Impacto 
  • Desenvolvimento de novas soluções de segurança baseadas em novos dispositivos mecânicos que permitam transladar a zona do motorista e novos painéis exteriores recorrendo a multimateriais com reforço estrutural.
  • Desenvolvimento de novas soluções de segurança em caso de capotamento, suportadas na otimização geométrica dos perfis da superestrutura e introdução de zonas híbridas metálicas com elevadas taxas de absorção de energia.
  • Desenvolvimento e adoção novas metodologias integradas de projeto «Design-for-X», incluindo, entre outros, os domínios de análise de «design-for-sustainability» e «design-for-crashworthiness».