Fale connosco
English

Nova geração de baterias vai aumentar autonomia e velocidade de carga dos veículos elétricos

28 fevereiro 2024

O INEGI integra o consórcio europeu que, ao longo dos próximos três anos, vai desenvolver sistemas de baterias de última geração, eficientes e ecológicos capazes de impulsionar o futuro da mobilidade elétrica e dos veículos elétricos. Com esta inovação, a equipa de especialistas prevê menores tempos de carregamento, 500 quilómetros de autonomia nos veículos elétricos de passageiros, uma capacidade de armazenamento de energia otimizada e, pelo menos, 300 mil quilómetros de vida útil das baterias.

Esta nova geração de baterias de estado sólido contará com perto do dobro da densidade energética das baterias de iões de lítio convencionais. Tudo isto será monitorizado através de um avançado sistema de gestão de baterias.

Denominado EXTENDED, o projeto abrange 18 parceiros de nove países. O INEGI irá analisar a sustentabilidade e a circularidade dos sistemas de baterias, recorrendo a dois softwares de análise de ciclo de vida nascidos no INEGI: a Lean Design-for-X e SUNDIAL.

O Instituto vai avaliar o desempenho ambiental, económico e social dos sistemas de baterias, fornecendo dados aos parceiros para compreenderem como é que as suas decisões de design influenciarão o desempenho sustentável das baterias de estado sólido. Este contributo permitirá, assim, reduzir os custos de fabrico, renovação, desmantelamento e reciclagem dos novos sistemas de baterias.

"O EXTENDED vai desenvolver a próxima geração de sistemas de baterias de estado sólido para diversas aplicações de forma modular, escalável, segura e económica, com grande atenção ao design ecológico. Estes sistemas não se limitarão a aumentar o desempenho elétrico e térmico. Serão também modulares e capazes de responder às exigências de diversos setores: desde os usos estacionários até em veículos elétricos, incluindo o acabamento em veículos pesados e aviação”, explica Emanuel Lourenço, responsável pelo projeto no INEGI.

O projeto EXTENDED - nEXT gEneration of multifuNctional, moDular and scalablE soliD state batteries system é cofinanciado pela União Europeia, no âmbito do programa de Investigação e Inovação do Horizonte Europa. Os resultados do trabalho do consórcio serão conhecidos em 2026.


Páginas relacionadas

Notícia | INEGI integra consórcio para criar sistema de armazenamento de energia inovador e apoiar rede elétrica

Notícia | BIG LEAP: um «salto» na reconfiguração de baterias e na interoperabilidade de sistemas

Notícia | Plataforma de testes rápidos vai reduzir o tempo e custo da produção de baterias de lítio

Noticia | INEGI é parte de esforço europeu para criar nova geração de baterias

Notícia | INEGI lidera projeto europeu para dar nova vida a baterias usadas

Notícia | INEGI obtém 2,25 M€ de financiamento europeu para tornar cadeia de valor das baterias mais sustentável

Inovação e Transferência de Tecnologia | Desenvolvimento de Produto

Inovação e Transferência de Tecnologia | Automóvel e Transportes

Inovação e Transferência de Tecnologia | Energias renováveis


Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.   Saiba mais

Compreendi