Fale connosco
English
FICHA DE PROJETO
Cofinanciamento:

 
Número do projeto: 760779
Designação: Smart by Design and Intelligent by Architecture for turbine blade fan and structural components systems - SMARTFAN
Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos: H2020
Entidade(s) beneficiária(s): ADERA, BioGen3D, CMT, DAL, ELICA SPA, EMP, FORTH, IRES, ITAINNOVA, NTUA, OSM, POLITO, Techedge, Thales, UNITOV, UoB, Warrant Group SRL, INEGI
Data de início: 01/01/2018
Data de conclusão: 31/12/2021
Apoio financeiro da União Europeia: 7.989.601,25 EUR
Website: http://www.smartfan-project.eu/

Objetivos do Projeto
  • Desenvolvimento de materiais e produtos "inteligentes” e multifuncionais, capazes de comunicar com o ambiente, armazenar dados sobre a sua condição e reagir a estímulos externos, para utilização em condições extremas e não convencionais.
  • Aplicação de tecnologias biomiméticas, de modificação de materiais com nanopartículas à base de carbono, partículas magnéticas e microcápsulas para auto-reparação e deteção de dano, assim como sistemas de comunicação baseados em IoT.
Resultados/Impacto 
  • Desenvolvimento de materiais inteligentes para aplicações de deteção de dano e autorreparação via adição de microcápsulas capazes de libertar agentes químicos após solicitação mecânica.
  • Melhoria na eficiência dos recursos e contribuição para uma economia circular, através do desenvolvimento de materiais inteligente com uma maior durabilidade.
  • Impacto social através do desenvolvimento de materiais e estruturas inteligentes capazes de informar sobre as suas condições de serviço, evitando erros e reduzindo custos de reparação, o que garante maior segurança.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.   Saiba mais

Compreendi