Fale connosco
English

INEGI participa em projeto europeu para apoiar setor da construção a inovar na gestão térmica

24 maio 2021

O INEGI é um dos parceiros de um novo projeto europeu que arrancou no passado mês de março e visa impulsionar a criação de novas soluções materiais para melhorar a sustentabilidade e a eficiência energética em edifícios do futuro, que passa pelo conceito NZED (nearly zero energy buildings).

De acordo com a União Europeia, o setor de construção é, atualmente, responsável por cerca de 36 % das emissões de CO2 e contribui com 40 % do consumo total de energia. Este projeto surge assim da necessidade de encontrar alternativas para reduzir os custos energéticos envolvidos na gestão térmica dos edifícios, e contribuir para a sustentabilidade do sector.

Mais concretamente, explica Andreia Araújo, responsável pelo projeto no INEGI, "vamos focar-nos no isolamento dos edifícios, o chamado envelope, que abrange tudo o que separa o edifício do ambiente exterior, mais especificamente no desenvolvimento de casos teste. Estes casos teste incluem, por exemplo, painéis sandwich com multifuncionalidades, painéis de isolamento eco-sustentáveis à base de materiais reciclados, janelas inteligentes com sistema de ventilação capaz de captar energia, entre outros”.

A equipa do INEGI terá a seu cargo o desenvolvimento de materiais compósitos sandwich multifuncionais para este efeito, com propriedades de isolamento, coleta e armazenamento de energia, e capacidade de se adaptarem ao clima. O impacto ambiental e de reciclabilidade destes materiais, bem como a segurança ao nível da inflamabilidade, por exemplo, serão também fatores a ter em conta.

Os protótipos destes materiais serão posteriormente avaliados em 5 «laboratórios vivos». Edifícios piloto, em locais de construção reais, localizados em diferentes zonas climáticas da Europa.

Para Andreia Araújo, este projeto poderá ter particular impacto na indústria portuguesa. "A eficiência energética no panorama imobiliário nacional é notoriamente fraca, e o conforto térmico dos edifícios apresenta, na generalidade, grande espaço para melhoria. Tornar este tipo de consumo mais limpo e eficiente será, sem dúvida uma vantagem competitiva para o setor”.

O projeto "iclimabuilt - Functional and advanced insulating and energy harvesting/storage materials across climate adaptive building envelopes” é cofinanciado ao abrigo do Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da União Europeia.



Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.   Saiba mais

Compreendi