INEGI integra Pacto Português para os Plásticos
05 fevereiro 2020
O INEGI é uma das 55 instituições nacionais que assinou ontem, dia 4 de fevereiro, o Pacto Português para os Plásticos, uma iniciativa que pretende alavancar a economia circular dos plásticos e evitar que estes se tornem resíduos.

Através da assinatura do documento, o INEGI e as restantes instituições envolvidas subscrevem um conjunto de metas e objetivos a cumprir até 2025.
Além de identificar os plásticos de uso único e definir medidas para a sua eliminação, os signatários comprometem-se a garantir que pelo menos 70% das embalagens utilizadas são efetivamente recicladas, e que as novas embalagens produzidas são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis, e integram plástico reciclado.
Entre os objetivos está ainda a promoção de atividades de sensibilização e educação aos consumidores atuais e futuros para a utilização circular dos plásticos.
Esta ação alinha-se com as prioridades INEGI, que no decorrer da sua atividade tem vindo a promover a ecoeficiência no tecido industrial, seja através da inovação de base científica e tecnológica ou prestação de serviços visando a racionalização de consumos energéticos, diminuição de desperdícios, e recuperação de resíduos.
O Pacto Português para os Plásticos é coordenado pela Associação Smart Waste Portugal, com o apoio do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, do Ministério da Economia e Transição Digital, e do Ministério do Mar, e integra a Rede dos Pactos para os Plásticos da Fundação Ellen MacArthur.
É uma iniciativa colaborativa, que vai além do que é exigido por lei, pretendendo liderar por exemplo e servir de inspiração no movimento de transição para uma economia circular.