Fale connosco
English

INEGI integra consórcio para impulsionar bioindústria dos insetos em Portugal

10 outubro 2023

Impulsionar a industrialização e comercialização de produtos inovadores com base em insetos, contribuindo para a transição verde e sustentabilidade ambiental. É este o objetivo da agenda de inovação «InsectERA», uma das 23 agendas de inovação, apoiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que conta com o contributo do INEGI.

Para este consórcio, que junta 42 parceiros, a utilização de insetos como matéria-prima pode ter diferentes fins - produtos para a alimentação humana e animal, produtos derivados para a indústria, como a da cosmética ou dos bioplásticos, e serviços de biorremediação, como a eliminação de efluentes pecuários e resíduos orgânicos urbanos. Por isso, pretendem criar três novas fábricas de produção de produtos derivados de insetos e, pelo menos, 100 novos produtos, processos e serviços à base e com recurso a insetos focados em necessidades específicas e bem identificadas do mercado.

Por forma a tornar esta Agenda numa realidade, a equipa do INEGI vai apoiar a criação destas unidades de produção através do desenvolvimento de soluções tecnológicas para o controlo climático da produção bioindustrial de insetos em grande escala, tendo como prioridade a eficiência energética.

Paralelamente, vai contribuir para aumentar a capacidade de produção com a instalação de sistemas automatizados e a digitalização da produção, de modo a conseguir ganhos de produtividade e eficiência para produtores numa verdadeira indústria 4.0.

A agenda mobilizadora «InsectERA» é liderada pela Ingredient Odyssey, empresa mais conhecida pela sua marca EntoGreen, e é financiada pela União Europeia através do Next Generation EU, onde se insere o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do programa operacional Capitalização e Inovação Empresarial.

 


Páginas Relacionadas

Inovação e Transferência de Tecnologia | Indústria

Inovação e Transferência de Tecnologia | Indústria 4.0

Inovação e Transferência de Tecnologia | Energia e Descarbonização

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.   Saiba mais

Compreendi