Hidrogénio continua a ganhar relevo e INEGI reforça aposta na formação de profissionais
27 janeiro 2022O programa "Tecnologias e Economia do Hidrogénio” está de volta para uma 4ª edição, a decorrer entre 8 de março a 07 abril de 2022. A procura nesta área continua a ser elevada, o que, aliado ao sucesso das passadas edições do programa, motivou a aposta na continuidade desta oferta formativa. Clique AQUI para conhecer o programa e saber como se inscrever.
O programa conta ainda, mais uma vez, com o apoio da Smartenergy, que criou também com o INEGI um programa de bolsas para incentivar a formação avançada e o desenvolvimento de competências e talento na área do hidrogénio.
As bolsas destinam-se a alunos de mestrado nas áreas de engenharia, economia e gestão e ciências; indivíduos com formação superior nas áreas referidas, em fase de transição de carreira; ou funcionários de startups e microempresas da área de energia. O prazo de candidatura termina a 15 de fevereiro.
Formandos vão explorar casos de sucesso e «desmistificar» o hidrogénio
"O hidrogénio surge como um dos vetores chave para a descarbonização na estratégia base do Pacto Ecológico Europeu, e promete ter um papel relevante na otimização e descarbonização das redes de gás natural, como vetor de incremento de flexibilidade dos sistemas de energia, e como fonte de energia transversal na indústria e na mobilidade” salienta Ricardo Barbosa, co-coordenador do programa.
Conhecer toda a cadeia de valor do hidrogénio, com particular enfase nas suas componentes técnicas, os diferentes modelos de negócio assim como o enquadramento regulatório, é por isso imperativo para profissionais do setor energético e de outros setores de atividade onde a transição energética poderá ter grande impacto.
Oferta relacionada com hidrogénio acompanha procura de formação
Portugal está a posicionar-se na linha da frente da estratégia europeia para impulsionar o hidrogénio verde, e a procura por formação na área é prova do compromisso assumido por várias empresas do tecido industrial nacional.
Entre os participantes das edições passadas do programa "Tecnologias e Economia do Hidrogénio” contaram-se colaboradores de várias empresas, do setor energético, industrial e da área da mobilidade, e os testemunhos comprovam o sucesso do programa.
Participante na 1º edição do programa, Nuno Fidalgo Martins, que trabalha na área de Estudos e Inovação Operacional da REN, deixou como recomendação: "Profissionais que pretendam aprofundar os seus conhecimentos sobre o H2 encontrão neste curso uma excelente oportunidade para fazê-lo e um conjunto de formadores com uma larga experiência no setor”.
Entre os participantes da 2ª edição esteve Filipe Graça da Iberdrola, que destacou o programa como "um forte complemento a todos os que desenvolvem a sua atividade e trabalham no mercado que está em construção. A diversificação dos temas e dos intervenientes cria o ecossistema perfeito para desenvolver ideias e fundamentar conclusões de temáticas que estão em maturação”. Também Uwe Herleth da EDF Renewables, valorizou "os formadores excelentes, os casos reais e práticos e todo o contexto internacional.”
Renato Ferreira da Controlar SA participou na 3º edição, e descreve um programa que "permitiu desmistificar o hidrogénio, desde os aspetos fiscais, aos testemunhos de quem já trabalha todos os dias com hidrogénio. A grande diversidade de participantes ofereceu uma visão global, parceiros para as áreas fora do nosso espectro de atuação”.