Fale connosco
English

COLEP Packaging e INEGI desenvolvem nova cápsula de café mais sustentável

26 setembro 2023

Estima-se que, por ano, são produzidas mais de 50 mil milhões de cápsulas de café e cerca de 75% delas acabem em aterros. Um problema que mereceu a atenção da COLEP Packaging, uma das empresas mais relevantes do mercado de aerossóis na Europa e líder ibérico de embalagens general line, que desafiou o INEGI a desenvolver uma solução para mitigar o impacto ambiental deste produto.

Assim nasceu o projeto ECO-CÁPSULA, que conta também com o apoio da NEWCOFFEE, um dos principais operadores do mercado de café em Portugal. O objetivo foi desenvolver cápsulas metálicas, em aço ultrafino e 100% recuperáveis pelos sistemas convencionais de recolha e reciclagem, sem necessidade de recolha especial ou alteração dos sistemas de tratamento.

Como explica Carlos Pinto, responsável pelo projeto no INEGI, "o grande avanço face às soluções existentes em alumínio ou polímero, será a reciclagem plena, ou seja, sem necessidade de programas específicos de recolha seletiva ou trabalhos adicionais para a sua reciclagem. As propriedades ferromagnéticas do material escolhido facilitam essa tarefa e as soluções inovadoras de fragilização seletiva permitiram ultrapassar as limitações habituais da utilização destes materiais neste tipo de aplicação”.

As novas cápsulas foram desenvolvidas para serem compatíveis com as máquinas de café Nespresso® mas também com outros equipamentos e cápsulas já existentes no mercado, da mesma forma que os princípios que estiveram na base do seu desenvolvimento podem estender-se a outros formatos e tipologias de embalagem.

Quanto ao processo de industrialização, José Oliveira, responsável pelo projeto na COLEP Packaging explica que atualmente estão "a avaliar as possibilidades de entrada do produto no mercado, através da interação com potenciais utilizadores da solução”, sendo que a compatibilidade com os atuais sistemas de enchimento utilizados pela indústria permite a rápida introdução do produto no mercado.

O conceito de economia circular foi a pedra basilar do projeto, e pretendeu-se demonstrar que é possível encontrar uma solução viável, a nível ambiental e económico, para a reutilização dos resíduos.

O INEGI teve um contributo importante no processo de desenvolvimento de produto, nomeadamente no suporte aos meios de prova de conceito, realização de simulações numéricas e testes sensorizados, e análise de ciclo de vida (LCA) e sustentabilidade.

O projeto ‘ECO-CÁPSULA - Desenvolvimento de cápsulas unidose, metálicas e 100% recicláveis’, uma copromoção entre a COLEP Packaging e o INEGI, foi cofinanciado pelo Portugal 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.



Páginas Relacionadas

Inovação e Transferência de Tecnologia | Indústria

Inovação e Transferência de Tecnologia | Desenvolvimento de Produto

Inovação e Transferência de Tecnologia | Sustentabilidade e Circularidade

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.   Saiba mais

Compreendi