Apresentação

Os restos da poda florestal, arbustos e vinhas são matérias-primas ainda pouco valorizadas, apesar de serem abundantes na eurorregião Norte de Portugal-Galiza e possuírem um enorme potencial energético e económico.
Para concretizar este potencial organizamos este workshop para dar a conhecer, a partir do contexto territorial da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, as características e particularidades da utilização das várias fontes de biomassa disponível e como podem ser utilizadas como fonte de energia renovável e sustentável, que promove a descarbonização.
O workshop está estruturado em dois módulos de formação, e uma parte prática final com visita ao laboratório experimental de energia do INEGI e a uma central termoeléctrica de biomassa florestal.
O workshop destina-se a qualquer pessoa que trabalhe direta ou indiretamente na cadeia de valor da biomassa, quer sejam agricultores, investigadores, técnicos especializados ou consumidores finais.
Organização


Cofinanciado por

Programa
09:00 - 11:00
Módulo 1 | Biomassa como Fonte de Energia Renovável e Sustentável
11:00 - 11:15
Coffee Break
11:15 - 12:45
Módulo 2 | Planeamento Eficiente de uma Instalação Térmica com Biomassa para Aplicações Industriais, Comerciais, Residenciais ou Domésticas
12:45 - 14:00
Almoço
14:00 - 15:00
Módulo 2 (continuação)
15:00 - 15:30
Visita às Instalações do INEGI
16:15 - 17:00
Visita à Probiomass (Empresa de Valorização de Biomassa)
Os participantes devem deslocar-se pelos seus próprios meios.