
PORQUÊ ESTE PROGRAMA
O setor da energia está em mutação. A transição energética é impulsionada pela inegável urgência da adoção de medidas para a descarbonização, e por políticas nacionais e europeias que exigem uma atuação firme ao nível do planeamento e gestão holística dos sistemas energéticos.
Neste contexto, o hidrogénio surge como um dos vetores chave para a descarbonização na estratégia base do Pacto Ecológico Europeu, e promete ter um papel relevante na otimização e descarbonização das redes de gás natural, como vetor de incremento de flexibilidade dos sistemas de energia, e como fonte de energia transversal na indústria e na mobilidade.
Obter uma visão atual da área regulatória, modelos de mercado e cadeia de valor do hidrogénio, com particular enfase nas suas componentes técnicas, assim como as oportunidades e desafios associados, assume assim particular relevância.
PARA QUEM
〉
Quadros médios e superiores do setor energético e de outros setores de atividade onde a transição energética poderá ter grande impacto, sendo de salientar: as utilities, as industrias com consumos de energia elevados, a indústria química, vidreira, cerâmica e a siderurgia, as empresas de transportes e gestores de portfolios de assets energéticos.
〉
Profissionais oriundos de organizações públicas ou privadas com interesse em adquirir conhecimentos neste âmbito, potenciando a sua intervenção na transição energética em curso.
OBJETIVOS
〉 Adquirir conhecimentos sobre as diversas formas de produção de hidrogénio, armazenamento, distribuição e aplicações
〉 Conhecer a regulação, regulamentação, legislação e mercado do hidrogénio.
〉 Explorar casos de sucesso no setor, nomeadamente associados ao green H2.
〉 Identificar oportunidades e necessidades para a criação de mercado de hidrogénio e de desenvolvimento de negócio.
〉 Conhecer os principais desafios à implementação do hidrogénio nos sistemas energéticos atuais e as possíveis soluções.
DATAS E FORMATO
〉 Datas: 17, 19, 24, 26, 31 de outubro, e 2, 7, 9, 14, 16 de novembro
〉 Formato: 10 sessões de 4 horas cada, live-streamed online
METODOLOGIAS
〉 Sessões online, em tempo real.
〉 Método expositivo e ativo com recurso a ferramentas colaborativas, sessões dinâmicas e interativas.
〉 Partilha e análise de casos reais.
〉 Resolução de desafios e debates entre participantes.
SOLUÇÃO DE APRENDIZAGEM
NAS EDIÇÕES ANTERIORES > CASOS REAIS
EQUIPA
Coordenadores do Programa
Isabel Azevedo
Doutorada em Sistemas Sustentáveis de Energia pela Faculdade de Engenharia do Porto. Diretora da Área de Energia no INEGI e especialista em Sistemas Sustentáveis de Energia. Nos últimos 10 anos tem trabalhado em áreas relacionadas com energia, planeamento energético e políticas de mitigação das alterações climáticas. A sua experiência profissional inclui contribuições tanto em atividades de consultoria como de investigação. Entre 2010 e 2013, esteve no Instituto Universitário Europeu (Florença), onde participou no desenvolvimento de recomendações em diferentes temáticas de política energética para a Comissão Europeia. Desde 2019, é investigadora no INEGI onde tem participado em diferentes projetos nacionais e internacionais dedicados ao planeamento energético e relacionados com políticas e mecanismos de incentivo à transição energética.
Ricardo Barbosa
Licenciado em Engenharia Química e Mestre em Fundamentos e Aplicações da Mecânica dos Fluídos pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, é atualmente Técnico Superior Coordenador do Grupo de Energia do INEGI. Tem participado e gerido diversos projetos em diferentes domínios científicos: Desenvolvimento de Novas Tecnologias Energéticas, Energias Renováveis, Sustentabilidade dos Processos Produtivos, Energia e Ambiente Edificado e Economia Circular.
Conheça toda a equipa
BOLSAS DE FORMAÇÃO
O INEGI em parceria com a Smartenergy criou um programa de bolsas destinadas à frequência da 8ª edição do Programa Tecnologias e Economia do Hidrogénio. Os candidatos devem completar a inscrição no programa e apresentar a sua candidatura à bolsa até dia 26 de setembro de 2023.
São elegíveis:
〉 Alunos de mestrado nas áreas de engenharia, economia e gestão e ciências
〉 Indivíduos com formação superior nas áreas referidas, que estejam neste momento numa fase de transição de carreira
〉 Funcionários de startups e microempresas da área de energia
Clique
AQUI para se candidatar.
TESTEMUNHOS DE EDIÇÕES ANTERIORES
"As diversas temáticas abordadas, com intervalos de casos práticos de projetos em desenvolvimento, ou já em operação são uma ótima simbiose. A interação entre formandos e formadores (ainda que online) é muito positiva. A quem tenha interesse sobre novas tecnologias, recomendo vivamente!"
Cristiano Ramos, Prio
"Gostei muito do curso e os formadores foram muito bons. Os casos de estudo reais – com empresas e pessoas envolvidas em projetos concretos na indústria do hidrogénio verde – são uma excelente oportunidade para obter conhecimentos práticos do ponto de situação da economia do hidrogénio, não só em Portugal como no resto do mundo.”
José Maria Teotónio Pereira, Wing Iberia
"O que mais valorizei no programa foi a grande abrangência de temas, possibilitando a todos os participantes estarem ativamente envolvidos e perceberem a envolvência deste novo mercado, independentemente do seu grau de conhecimento. As sessões de formação são interativas, onde os participantes podem discutir abertamente os temas e trazer dados e experiências pessoais para as sessões de formação.”
Manuel Monteiro, FF Ventures
"O programa foi uma excelente forma de entrar neste mundo do hidrogénio verde. O programa é extraordinário na forma rápida como nos transmite os conceitos básicos de toda a envolvente do negócio, não só a nível técnico e de arquitetura, como também económico e legal.”
Ricardo Meireles, Rewatt
"Uma excelente porta de entrada para quem pretende trabalhar na área do hidrogénio, promovendo a troca de conhecimento entre os players mais relevantes do setor. Ao longo do curso tive a oportunidade de aprender com ótimos formadores e colegas, contando com o suporte irrepreensível da equipa do INEGI.”
Ana Cunha, Bondalti
O programa de Tecnologias e Economia de Hidrogénio do INEGI, é uma formação obrigatória para quem quer aprofundar o conhecimento das múltiplas valências associadas ao Hidrogénio, desde o enquadramento da política à dimensão tecno-económica. Pela abrangência das temáticas e qualidade dos formadores, é um curso que recomendo fortemente.
Frederico Pisco, The Navigator Company
"Proporcionou-nos diferentes perspetivas sobre as oportunidades e desafios da implementação de projetos de produção de hidrogénio verde. A equipa de formadores é constituída por ilustres académicos e profissionais de renome que reúnem conhecimentos e experiências que, partilhadas, promovem uma aprendizagem muito enriquecedora aos seus formandos. A sua estruturação permitiu integrar e solidificar conhecimentos, e habilitou os participantes a análises mais completas sobre o estado da arte e sobre cenários futuros da evolução tecnológica. Os seus conteúdos relevantes, e a exposição harmonizada dos temas, permitiram criar, nas diversas sessões, o ambiente perfeito para discussões clarificadoras, com a partilha de diversos pontos de vista quer mais teóricos ou práticos. Em conclusão, o curso permitiu ampliar a nossa base de conhecimento profissional, e estabelecer novos contactos com especialistas da área e com colegas de diversas regiões.”
Fernando Henriques, EDA - Eletricidade dos Açores