

PORQUÊ ESTE PROGRAMA
O setor da energia está em mutação. A transição energética é impulsionada pela inegável urgência da adoção de medidas para a descarbonização, e por políticas nacionais e europeias que exigem uma atuação firme ao nível do planeamento e gestão holística dos sistemas energéticos.
Neste contexto, o hidrogénio surge como um dos vetores chave para a descarbonização na estratégia base do Pacto Ecológico Europeu, e promete ter um papel relevante na otimização e descarbonização das redes de gás natural, como vetor de incremento de flexibilidade dos sistemas de energia, e como fonte de energia transversal na indústria e na mobilidade.
Obter uma visão atual da área regulatória, modelos de mercado e cadeia de valor do hidrogénio, com particular enfase nas suas componentes técnicas, assim como as oportunidades e desafios associados, assume assim particular relevância.
PARA QUEM
〉
Quadros médios e superiores do setor energético e de outros setores de atividade onde a transição energética poderá ter grande impacto, sendo de salientar: as utilities, as industrias com consumos de energia elevados, a indústria química, vidreira, cerâmica e a siderurgia, as empresas de transportes e gestores de portfolios de assets energéticos.
〉
Profissionais oriundos de organizações públicas ou privadas com interesse em adquirir conhecimentos neste âmbito, potenciando a sua intervenção na transição energética em curso.
OBJETIVOS
〉 Adquirir conhecimentos sobre as diversas formas de produção de hidrogénio, armazenamento, distribuição e aplicações
〉 Conhecer a regulação, regulamentação, legislação e mercado do hidrogénio.
〉 Explorar casos de sucesso no sector, nomeadamente associados ao green H2 (blending nas redes de gás natural, syngas, etc).
〉 Identificar oportunidades e necessidades para a criação de mercado de hidrogénio e de desenvolvimento de negócio.
〉 Conhecer os principais desafios à implementação do hidrogénio nos sistemas energéticos atuais e as possíveis soluções.
METODOLOGIAS
〉 Sessões online, em tempo real, em sala e em laboratório.
〉 Método expositivo e ativo com recurso a ferramentas colaborativas, sessões dinâmicas e interativas.
〉 Partilha de casos reais de implementação.
〉 Resolução de desafios e debates entre participantes.
SOLUÇÃO DE APRENDIZAGEM
DATAS E FORMATO
〉 Datas: 21, 23, 28 e 30 de setembro, e 7, 12, 14, 19, 26 e 28 de outubro
〉
Formato: 10 sessões de 4 horas cada,
live-streamed online
BOLSAS DE FORMAÇÃO
Os candidatos devem completar a
inscrição no programa e apresentar a sua candidatura à bolsa
até dia 31 de agosto de 2021.
São elegíveis:
〉 Alunos de mestrado nas áreas de engenharia, economia e gestão e ciências
〉 Indivíduos com formação superior nas áreas referidas, que estejam neste momento numa fase de transição de carreira
〉 Funcionários de startups e microempresas da área de energia
Clique
AQUI para se candidatar.
TESTEMUNHOS DA 1ª e 2ª EDIÇÃO
"Posso dizer que correspondeu e ultrapassou mesmo as expectativas. Proporcionando novas ideias e oportunidades para implementar e alavancar os segmentos de negócio dentro da estratégia de sustentabilidade.”
Pedro Silvestre Pereira (Capwatt - Grupo Soane)
"O que mais gostei nesta formação foi a grande diversidade existente no corpo docente, mas também dos participantes, tendo a formação coberto todos os aspetos relacionados com o hidrogénio desde o tecnológico, passando pelo económico e legal, complementando com a visão de diversas empresas."
Ricardo Ferreira Velhote (EDP)
"Recomiendo mucho este curso a todas aquellas personas que tengan un interés personal o profesional sobre el tema. Es fácil de seguir incluso si tu primer idioma no es el Portugués y no tienes un conocimiento profundo sobre el Hidrógeno, ya que las presentaciones son muy claras e ilustrativas".
Javier Martin De Andres (Enel)
"A qualidade geral do curso é excecional. Constitui-se como uma excelente plataforma, apoiada em formadores e numa instituição referenciais, para a aquisição de
conhecimento holístico sobre o vetor hidrogénio"
Hugo Rigor (Petrotec)
"Programa completo e abrangente. Permite adquirir um conhecimento transversal, e os formadores demonstram uma grande experiência e know-how nas diferentes áreas"
Arnaldo Tomás (Cires)
"Deu-me uma nova e empolgante visão sobre as grandes potencialidades deste vetor energético e o quanto ele é importante para se atingir a neutralidade carbónica em 2050.”
Pedro Torres (Resul)
"Excelente formação. Valorizei os formadores excelentes, os casos reais e práticos e todo o contexto internacional.”
Uwe Herleth (EDF Renewables)