Fale connosco
English

Vice-Presidente do INEGI e Professor da FEUP distinguido com Prémio Carreira da SPFIE

06 abril 2022

A SPFIE – Associação Portuguesa de Fratura e Integridade Estrutural, distinguiu recentemente Pedro Camanho, investigador e vice-presidente do INEGI e Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), com o "Prémio Carreira”.

"Fico muito sensibilizado com este reconhecimento. Tive a felicidade de ter feito a minha carreira em boa companhia: os Professores que despertaram o meu interesse pela Mecânica da Fratura (Prof. Paulo Tavares de Castro), assim como a sua aplicação a materiais compósitos (Profs. António Torres Marques e Frank Matthews), e os estudantes e colegas com quem tenho vindo a colaborar ao longo dos anos”, refere o vice-presidente do INEGI.

Este prémio destina-se àqueles que mais se destacam no campo da criação de conhecimento acerca da integridade estrutural, e que assim contribuem para melhorar a segurança e o desempenho de equipamentos e estruturas.

"Penso que a Mecânica da Fratura será do interesse da comunidade científica durante mais algumas décadas, e espero que as contribuições científicas que justificaram esta distinção possam servir de inspiração para as novas gerações de investigadores interessados no tema”, acrescenta Pedro Camanho.

A distinção surge na sequência de uma longa carreira de investigação, já que o trabalho do investigador é uma referência internacional, nomeadamente no estudo e simulação, a várias escalas temporais e espaciais, dos mecanismos de deformação e fratura de materiais compósitos avançados.

Licenciado em Engenharia Mecânica pela FEUP (1995), Pedro Ponces Camanho doutorou-se pelo Departamento de Aeronáutica do prestigiado Imperial College London (Reino Unido) em 1999. Nesse mesmo ano regressou a Portugal para integrar o Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP e para assumir o cargo de diretor da Unidade de Integridade Estrutural do INEGI. Hoje é Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia, desde 2014, Presidente do Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA) e Vice-Presidente do INEGI.

É também membro do Conselho da Sociedade Europeia de Materiais Compósitos (ESCM). Mais recentemente, foi nomeado Fellow da Royal Aeronautical Society e foi, em 2020, investigador do ano da Universidade do Porto.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.   Saiba mais

Compreendi