Tecnologias de análise de movimento por uma indústria mais segura e eficiente
07 dezembro 2022Artigo de Nilza Ramião, responsável por projetos na área da biomecânica e saúde no INEGI, e Joana Guedes, investigadora do LAETA - Laboratório Associado em Energia. Transportes e Aeronáutica
O relevante risco de lesões no ambiente ocupacional e a crónica falta de mão de obra faz com que muitas empresas do setor industrial procurem soluções inovadoras para garantir a saúde e bem-estar dos colaboradores e, por consequência, reduzir o absentismo e manter altos níveis de produtividade.
A par disto, os espaços de trabalho são considerados pela Organização Mundial de Saúde como um dos locais prioritários para o desenvolvimento de ações de promoção da saúde, designadamente no âmbito das práticas de trabalho e de estilos de vida saudáveis.
A biomecânica, como uma área interdisciplinar de conhecimento que utiliza a física e matemática para modelar processos biológicos, tem, por isso, ganho especial relevância ao permitir abordar de forma racional e quantificada, os vários contextos da atividade humana. Na área ocupacional, a biomecânica tem contribuído para melhorar a definição de postos de trabalho e estandardizar boas práticas que contribuem para reduzir o risco de lesão e doença.
A engenharia de segurança industrial é vital para uma indústria resiliente, quer no que diz respeito ao bem-estar dos seus trabalhadores no local de trabalho, mas também ao nível da engenharia de produto, em linha com o aumento exponencial dos requisitos de usabilidade e recursos de personalização e reconfiguração.
Biomecânica e novas tecnologias dão resposta a desafios industriais
Para responder aos desafios dos setores desportivo, empresarial e clínico, a equipa do INEGI também trabalha com ferramentas de captura de movimento que permitem analisar postos de trabalhos e contribuir para a prevenção de lesões ocupacionais e para o desenvolvimento conjunto de novas soluções industriais.
O INEGI tem desenvolvido um trabalho sólido e impactante de I&I nesta área. A atividade centra-se principalmente na avaliação da resposta fisiológica humana a situações climáticas extremas e elevados níveis de atividade física e stresse emocional. Alguns dos estudos mais relevantes foram realizados em colaboração com o Exército Português, e mais recentemente, com as Autoridades de Combate a Incêndios.
Dá agora um
novo passo, ao transformar as tecnologias de captura de movimento em
ferramentas de suporte à criação de soluções de engenharia para a indústria. A
compreensão dos fatores biomecânicos que afetam o trabalhador no local de
trabalho abre caminho para a criação de ambientes de trabalho em que o
profissional seja capaz de exercer a sua função ao melhor nível e com máximo
conforto.
Páginas Relacionadas
Inovação e Transferência de Tecnologia | Saúde e Desporto
Inovação e Transferência de Tecnologia | Biomecânica