Tecnologia vai ajudar a combater resistência bacteriana aos antibióticos
26 abril 2023A resistência bacteriana aos antibióticos é grave problema de saúde pública, mas a tecnologia pode ter um papel importante no combate a essa ameaça. E para concretizar esta promessa surge o projeto «SMARTgNOSTICS», uma das 23 agendas de inovação, apoiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que conta com o contributo do INEGI.
O desenvolvimento de resistência bacteriana aos antibióticos é um fenómeno natural resultante da pressão seletiva exercida pelo uso de antibióticos, mas que sofreu uma expansão muito acelerada devido ao uso inadequado desses medicamentos.
Para combater o problema e prevenir a propagação de microrganismos patogénicos e genes de resistência, o consórcio de 11 entidades propõe-se a desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para detetar e monitorizar a resistência microbiana na saúde humana, animal e no setor agroalimentar.
Está planeado o desenvolvimento de dispositivos rápidos e miniaturizados a serem utilizados em ambientes descentralizados, de modo a permitir a máxima conectividade.
A equipa do INEGI vai contribuir com competências de desenvolvimento de produto, nomeadamente na automatização de procedimentos laboratoriais.
O projeto SMARTgNOSTICS é financiado pela União Europeia através do Next Generation EU e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do programa operacional Capitalização e Inovação Empresarial.
Páginas Relacionadas
Inovação e Transferência de Tecnologia | Saúde e Desporto
Inovação e Transferência de Tecnologia | Desenvolvimento de Produto