Fale connosco
English

ROQ conta com apoio do INEGI para desenvolver nova máquina para a indústria têxtil

04 agosto 2021
Exportando 85% da sua produção para mais de 60 países, a ROQ é uma empresa industrial verticalmente integrada que se dedica desde a conceção e fabrico, até à comercialização de máquinas de impressão digital e serigrafia para a estamparia têxtil. É neste contexto competitivo que surge a parceria com o INEGI, cujo objetivo se focou na melhoria de um dos seus produtos destinados à termofixação, no processo de impressão em tecidos.

Os trabalhos de otimização de eficiência e performance deram origem à nova geração de estufas, denominada ROQ SAHARA, que resulta da melhoria contínua do equipamento anterior. "Com o contributo do INEGI foi possível identificarmos os pontos de melhoria da nossa estufa, tornando-a mais versátil, aprimorando várias áreas, desde a sua eficiência energética, o isolamento, a economia energética, o ruído, até à manutenção que está ainda mais rápida e simplificada”, explica Fernando Pinto, CEO da ROQ.

O novo equipamento, que garante uma estabilidade da temperatura em toda a câmara de secagem, contou com a experiência e o conhecimento do INEGI na área do desenvolvimento de produto, particularmente nos campos da energia térmica e dinâmica de fluidos.

"Depois de analisarmos a máquina, com recurso a ferramentas como a instrumentação e análise experimental e computacional, desenvolvemos um modelo analítico de suporte à equipa de engenharia da ROQ e elencámos um conjunto de pontos críticos que permitiram otimizar o produto”, explica Domingos Moreira, responsável pelo Desenvolvimento de Negócio no INEGI na área do Desenvolvimento de Produto e Sistemas.

Acreditando na melhoria contínua como fator de competitividade, a ROQ vai continuar a contar com o apoio do INEGI como parceiro tecnológico de inovação.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.   Saiba mais

Compreendi