Novas soluções tecnológicas de segurança passiva para autocarros
01 dezembro 2018 Ficha de ProjetoContributo do INEGI
- Análise de elementos finitos e simulação numérica de soluções R66 e R29.
- Testes e ensaios experimentais baseados em regulamentos específicos para veículos de passageiros.
- Aplicação da metodologia Lean Design-for-eXcellence para aferir o desempenho do design multidimensional, quer em termos da eficácia, como da eficiência na utilização de recursos.
Resultados/Impacto
- Desenvolvimento de novas soluções de segurança baseadas em novos dispositivos mecânicos que permitam transladar a zona do motorista e novos painéis exteriores recorrendo a multimateriais com reforço estrutural.
- Desenvolvimento de novas soluções de segurança em caso de capotamento, suportadas na otimização geométrica dos perfis da superestrutura e introdução de zonas híbridas metálicas com elevadas taxas de absorção de energia.
- Desenvolvimento e adoção novas metodologias integradas de projeto «Design-for-X», incluindo, entre outros, os domínios de análise de «design-for-sustainability» e «design-for-crashworthiness».