Fale connosco
English

Nota de Pesar | Jorge Sampaio (1939 - 2021)

10 setembro 2021

Foi com grande consternação que o INEGI recebeu a notícia do falecimento de Jorge Sampaio.

Jorge Sampaio é Sócio Honorário do INEGI desde 2007, título atribuído pelo Instituto como reconhecimento pelo papel fundamental desempenhado na promoção de uma cultura de inovação no país.

Ao longo do seu percurso profissional desempenhou altos cargos políticos em Portugal, tendo sido Presidente da República durante dois mandatos (1996-2006), Secretário-Geral do Partido Socialista (1989-1992), e presidente da Câmara de Lisboa (1990-1995).

No contexto internacional, foi nomeado pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas enviado especial para a Luta contra a Tuberculose, em 2006, e foi alto representante da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Aliança das Civilizações, entre 2007 e 2013.

Em 2013, fundou a Plataforma Global para os Estudantes Sírios, que presidia atualmente, cujo principal objetivo é contribuir para dar resposta à emergência académica que o conflito na Síria criou, deixando milhares de jovens para trás sem acesso à educação. Recentemente foi anunciado o reforço de emergência de bolsas de estudo também para jovens afegãs.

O Conselho de Administração do INEGI, na figura do seu Presidente, Alcibíades Paulo Guedes, expressa a toda a família o seu mais sentido pesar.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.   Saiba mais

Compreendi