Fale connosco
English

INEGI integra aliança europeia para promover hidrogénio verde

16 dezembro 2020
O INEGI é uma das instituições que integra a recém-criada European Clean Hydrogen Alliance, uma aliança europeia que tem como missão promover o desenvolvimento e implementação de tecnologias para a produção de hidrogénio verde, à escala europeia.
 
Hidrogénio verde é o nome dado ao hidrogénio que é produzido a partir de energia renovável e com baixo teor de carbono, e é encarado como um vetor essencial para atingir a neutralidade carbónica na Europa. Com esta aliança, a Comissão Europeia assume como objetivo "alcançar a liderança global neste domínio”.
 
Também Portugal, com a aprovação da Estratégia Nacional para o Hidrogénio em julho deste ano, segue o caminho traçado na Europa e vai promover um conjunto de políticas públicas que mobilizam investimento público e privado em projetos nas áreas da produção, do armazenamento, do transporte e do consumo e utilização de gases renováveis em Portugal.
 
José Sampaio, responsável pela área de Inovação e Transferência de Tecnologia do INEGI, explica que "esta transformação traz um conjunto de desafios tecnológicos em toda a cadeia de valor do hidrogénio, desde a produção aos equipamentos consumidores, para os quais o INEGI pode dar um contributo muito relevante, desde a investigação até à industrialização de soluções nas áreas dos materiais, tecnologias de produção, tecnologias para o armazenamento e distribuição e tecnologias para a queima.”
 
Alinhado com a estratégia nacional e europeia, o INEGI tem vindo a apoiar o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias para integração direta de energias renováveis, bem como desenvolvimento de tecnologias para toda a cadeia de valor do hidrogénio verde.
 
"Aderimos a esta aliança para sermos parte ativa na comunidade científica e tecnológica que vai protagonizar esta mudança”, concluí José Sampaio.
 
Esta aliança reúne intervenientes da indústria, sistema de Investigação & Desenvolvimento, entidades públicas nacionais e locais, sociedade civil e outras partes interessadas.