Carros desportivos e da Fórmula 3 mais leves e resistentes são prova que materiais compósitos são aposta de futuro
06 setembro 2022A Dallara, empresa que desenvolve e fabrica carros desportivos e de competição, está a testar o uso de materiais compósitos, de elevado desempenho, no fabrico de asas dianteiras para carros de Fórmula 3 e outros componentes para carros desportivos. Um avanço que se tornou possível com o contributo do INEGI, no âmbito do projeto europeu Smartfan.
Parte do objetivo deste projeto era comprovar a possibilidade de melhorar as propriedades dos materiais compósitos com a utilização de nanomateriais. "E sim, é possível”. Andreia Araújo, responsável técnica do projeto, conta que "conseguimos aumentar a tensão de rotura em 50% com a adição de apenas 0.07% em peso de grafeno, e passagem de um material isolante para semicondutor”.
Também se revelou possível produzir materiais compósitos reforçados com fibra de carbono com maior resistência à delaminação. Os testes revelaram uma melhoria até 100% superior ao material de referência, a par do aumento da condutividade elétrica transversal.
Um sucesso que comprova a "viabilidade de substituir importantes componentes automóveis, tipicamente produzidos em metal, por materiais compósitos. Isto traduz-se num melhor desempenho do veículo - redução de peso, diminuição do consumo de combustível e emissões de gases com efeito de estufa - bem como num aumento da segurança - maior capacidade de absorver energia em caso de impacto”, explica Andreia Araújo.
Por outro lado, o aumento da condutividade elétrica transversal permitiu dar um importante passo no desenvolvimento de asas dianteiras de carros da Fórmula 3 com capacidade de self-sensing, possibilitando a deteção prematura de danos e substituição deste componente antes da rutura.
Raquel Santos, responsável pelo projeto no INEGI, acrescenta que "estes resultados são prova que o uso de compósitos para produzir automóveis mais seguros e mais leves está mais perto de ser realidade”.
O projeto Smartfan - Smart by Design and Intelligent by Architecture for turbine blade fan and structural components systems foi financiado pelo Programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia (grant agreement n. 760779).