Fale connosco
English

Caiaque «inteligente» e customizável à medida dos atletas tem tecnologia do INEGI

10 dezembro 2020
O primeiro caiaque «inteligente» e customizável ao utilizador tem tecnologia do INEGI. Trata-se de uma embarcação pensada para melhorar a performance dos atletas, com configurações de propriedades mecânicas à medida do atleta, e sensores incorporados que registam e analisam dados relativos ao desempenho dos desportistas. 

A ideia partiu da Elio Kayaks, empresa líder na produção de embarcações náuticas de alta performance, que identificou uma oportunidade de melhoria destes equipamentos. Para os atletas de alta competição os caiaques são um instrumento fundamental na obtenção de resultados, e a aposta na engenharia e tecnologia pode criar vantagens que fazem a diferença entre a vitória e a derrota. 

Para responder a este desafio, a equipa de especialistas do INEGI projetou um conjunto de sistemas que caracterizam as propriedades mecânicas e hidrodinâmicas do caiaque – tal como a massa, centro de gravidade, rigidez à flexão, força de arrasto e momentos de inércia da embarcação.  

O objetivo, como explica Nuno Viriato, responsável pelo desenvolvimento do projeto no INEGI, é "recolher informação que possibilite orientar o canoísta para a escolha das propriedades mecânicas do caiaque em função das suas características específicas". 

A par destes sistemas, também o desenvolvimento de um mecanismo de lastro contribui para a otimização da embarcação, ao distribuir a massa em locais específicos ao longo do comprimento do caiaque, promovendo a alteração das propriedades mecânicas conforme preferência e objetivos dos atletas.

Também a monitorização foi contemplada durante o projeto, com o desenvolvimento de um sensor que avalia em tempo real o desempenho do atleta e da embarcação. 

Para Élio Nogueira, proprietário da Elio Kayaks, foi "uma escolha acertada ter o INEGI como parceiro no desenvolvimento deste projeto", já que a "presença sólida e a equipa autónoma e dinâmica fez com que os objetivos fossem cumpridos". 

A colaboração surgiu no âmbito de um projeto financiado ao abrigo do programa Norte 2020 e PORTUGAL 2020.  
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.   Saiba mais

Compreendi