Fale connosco
English

A visibilidade da cadeia de abastecimento é determinante na sua empresa? Colabore connosco neste estudo

16 junho 2023

O INEGI está à procura de empresas portuguesas para as quais a visibilidade da cadeia de abastecimento é um fator crítico, para colaborarem num estudo que pretende responder aos desafios desta área.

Para tal, as empresas interessadas em participar devem preencher o questionário disponível AQUI, onde é colocado um conjunto de questões sobre a empresa e o estado atual da sua cadeia de abastecimento. As respostas devem ser submetidas até ao dia 30 de junho.

Os objetivos passam por perceber o ponto de situação no país, identificar oportunidades de melhoria, e desenvolver soluções tecnológicas para facilitar e melhorar a visibilidade das cadeias de abastecimento. Espera-se que este estudo gere benefícios para o funcionamento das cadeias a longo prazo, facilitando as operações e dinamizando a economia.

"Atualmente as empresas enfrentam um aumento das disrupções nas suas cadeias de abastecimento, bem como das exigências dos consumidores. Uma forma de perseverar neste contexto é aumentar a flexibilidade e resiliência das cadeias de abastecimento, o que passa sobretudo por uma melhor visibilidade e conetividade entre as diferentes partes envolvidas. No entanto, existem diversas barreiras tecnológicas e de falta de confiança que colocam em causa esta conetividade. Nesse sentido, pretendemos criar soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) que permitam ultrapassar estas barreiras", explica Eduardo Oliveira, investigador responsável pelo projeto no INEGI.

No final deste estudo, o INEGI espera colocar ao dispor das empresas soluções de Inteligência Artificial capazes de promover maior visibilidade, fornecendo aos utilizadores informações em falta e previsões dos comportamentos dos outros elementos da cadeia de abastecimento, de forma a criar uma melhor coordenação entre si.

O projeto Artificial Intelligence for Supply Chain Connectivity financiado pela Fundação Ciência e Tecnologia (FCT), com o código CEECINST/00096/2021.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.   Saiba mais

Compreendi