Engenheiros do INEGI editam livro técnico sobre a próxima geração de tecnologias de fabrico aditivo híbrido

21-05-2020
Já está disponível o livro "Additive Manufacturing Hybrid Processes for Composites Systems" (em português, Processos Híbridos de Fabrico Aditivo para Sistemas Compósitos), editado por António Torres Marques, Sílvia Esteves, João Paulo Pereira e Luís Oliveira, investigadores e engenheiros do INEGI.

O livro técnico foca os mais recentes avanços na criação da próxima geração de tecnologias para fabrico aditivo e as suas aplicações. Foca-se particularmente numa tecnologia híbrida e integrada, desenvolvida em parte pelo INEGI, que combina operações aditivas e subtrativas numa plataforma de etapa única.

A obra cobre toda a cadeia de valor desta tecnologia, desenvolvida no âmbito do projeto FIBR3D, “desde o design da peça e a composição dos materiais até aos estágios de transformação, avaliação do produto e estudos sobre o fim da vida útil”, conta António Torres Marques, investigador e coordenador do projeto.

Contém ainda um conjunto alargado de casos estudo e exemplos práticos, “com base na experiência do INEGI na conceção de processos e sistemas de projeto para fabrico aditivo híbrido com materiais compósitos, incluindo modelos constitutivos para previsão do comportamento de materiais e estabelecimento de critérios para o dimensionamento de componentes”, acrescenta.

Para António Torres Marques, o livro figura-se uma ferramenta útil a todos os profissionais de engenharia que lidam com questões relacionadas com processos de fabrico aditivo e desenvolvimento de produtos de elevado desempenho, baixo peso e multifuncionais.

"O fabrico aditivo abre um leque de oportunidades e de respostas imediatas a grandes a desafios da indústria, em particular no que toca ao desenvolvimento de produto e protótipos de forma expedita" afirma. “O processo híbrido, em particular, promete ter impacto pois alarga a perspetiva de aplicação, aliando ao fabrico aditivo um processo de acabamento de forma complementar, reduzindo o «time-to-market»”.

A obra contou também com a colaboração de especialistas da CENIMAT/I3N e UNIDEMI - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa; IDMEC - do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa; Departamento de Física e I3N - Universidade de Aveiro; ALGORITMI e IPC - Universidade do Minho e Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Saiba como adquirir este livro, AQUI.

INEGI
Universidade do Porto
CONTACTOS E LOCALIZAÇÃO
Linkedin Facebook Youtube Twitter
© INEGI 2011 | Política de Privacidade