Impressão 3D: uma colaboração em rede para fabricar viseiras e óculos de proteção para profissionais de saúde portugueses

26-03-2020
O INEGI, juntamente com o LAETA – Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica, a Universidade do Porto (UPorto), a Faculdade de Engenharia da UPorto (FEUP), o Instituto Politécnico do Porto (IPP), o Instituto Superior de Engenharia do IPP (ISEP), o INESC-TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, estudantes de Engenharia Mecânica da FEUP e do ISEP, profissionais e empresas uniram esforços e estão a desenvolver e a fabricar, por impressão 3D, viseiras para proteção dos profissionais de saúde portugueses.

Esta linha de produção voluntária foi desenvolvida em estreita colaboração com a Administração Regional de Saúde do Norte, hospitais centrais e centros de saúde, no que respeita ao desenho das viseiras e à sua validação. “O INEGI, a FEUP e o ISEP desenharam e otimizaram, a nível de consumo de material e tempo de impressão, dois modelos de viseira: um para uso em hospitais centrais e outro para uso em centos de saúde”, explica Pedro Camanho, Vice-Presidente do INEGI e Professor Catedrático da FEUP. O primeiro lote de produção já está a ser concluído e será entregue ainda esta semana.

Em paralelo, estão também a ser impressas pelo INEGI, e por alunos de Engenharia Mecânica da FEUP, armações para os óculos de proteção de profissionais de saúde, que foram desenhadas pelo VIVALab e pela Escola Superior de Artes e Design (ESAD). A Câmara Municipal do Porto está a apoiar esta iniciativa na parte logística, designadamente colaborando na recolha das armações.

Um pouco por todo o mundo, a tecnologia de impressão 3D, ou fabrico aditivo, tem-se demonstrado determinante. Permite uma resposta rápida e eficaz às necessidades de produção de equipamentos que suportam a atividade dos profissionais de saúde, numa altura em que a pandemia da COVID-19 obriga a uma exigente luta conta o tempo.

INEGI
Universidade do Porto
CONTACTOS E LOCALIZAÇÃO
Linkedin Facebook Youtube Twitter
© INEGI 2011 | Política de Privacidade