Solução com contributo do INEGI torna equipamento de paletização industrial mais modular e adaptável

13-09-2019
O INEGI está a colaborar na criação de uma solução integrada para o desenvolvimento de equipamentos robotizados para paletização e embalamento, que servirá de base à criação de sistemas adaptáveis ao manuseamento de produtos com diferentes formatos.

A ideia partiu da JPM Industry, empresa que se dedica à concepção, produção, instalação e manutenção de soluções e equipamentos industriais, e cuja experiência permitiu identificar a necessidade do mercado. O reduzido grau de adaptabilidade dos equipamentos utilizados no setor da paletização, que dificilmente permitem alterações para responder a novos requisitos de operação, é um problema que afeta o volume de produção e a rentabilidade das fábricas.

Para responder a este desafio, a JPM Industry uniu esforços com o INEGI e o INESC TEC, num projeto desenvolvido em cooperação, que resultou na criação de um conjunto de soluções de hardware e software que suportam a criação e avaliação de configurações de paletização e, numa fase posterior, o desenvolvimento e montagem do equipamento a produzir.

Ao INEGI coube a responsabilidade de desenvolver um gripper – ou garra em português – inovador. “Trata-se de um novo conceito de gripper modular e adaptativo, desenvolvido segundo uma nova abordagem de projeto de concepção de equipamentos, que designamos por Lean Design-for-eXcellence. Esta metodologia, desenvolvida pelo INEGI, permite que a JPM Industry consiga, futuramente, poupar tempo e custos de desenvolvimento”, explica António Baptista, responsável pelo projeto no INEGI. “Esta framework vai facilitar o desenvolvimento de equipamentos de paletização adaptáveis a diferentes tipos de produtos, e modulares o suficiente para que a sua alteração seja ágil e rápida nas empresas clientes”.

Miguel Ângelo Silva, Diretor do Departamento de Tecnologia, Desenvolvimento e Inovação da JPM Industry, considera que “os contributos do INEGI permitiram gerar novo conhecimento e desenvolver novas competências na empresa”.

No passado dia 24 de julho, realizou-se, nas instalações da empresa JPM Industry, um workshop para apresentação do projeto e demonstração prática dos protótipos desenvolvidos. Os resultados obtidos traduzem-se não só no reforço da competitividade da JPM Industry, mas também em conhecimento e valor acrescentado para toda a indústria.

O projeto AdaptPack é cofinanciado pelo FEDER através do programa COMPETE 2020.

INEGI
Universidade do Porto
CONTACTOS E LOCALIZAÇÃO
Linkedin Facebook Youtube Twitter
© INEGI 2011 | Política de Privacidade