Novo conceito de aeronave tem engenharia do INEGI

05-06-2019
De 17 a 23 de junho, o INEGI vai estar no International Paris Air Show para apresentar o Flexible Aircraft, um novo conceito de aeronave assente na ideia de modularidade.

Com uma cabine capaz de se reconfigurar para o transporte de pessoas ou mercadorias, ou para a atuação em missões de proteção civil (polícia, bombeiros ou emergência médica), o avião terá 13 metros de comprimento e capacidade para dez passageiros. Facilidade de operação, rapidez e baixo consumo estarão também entre as características do novo veículo aéreo.

O produto-conceito está a ser validado no projeto FLEXCRAFT, em três linhas de desenvolvimento: “Voo e Operação”, para definir a configuração final da aeronave e estudar a sua dinâmica de voo; “Versatilidade e Usabilidade”, para trabalhar a organização interna a bordo, a modularidade e a flexibilidade; e “Materiais e Processos de Produção”, para avaliar quais os materiais e processos capazes de garantir custos competitivos e a performance desejada.

É nesta última linha que se enquadra o trabalho desenvolvido pelo INEGI. “Fizemos a caracterização mecânica de diferentes compósitos de carbono certificados para uso aeroespacial e comparamos quatro processos de fabrico”, explica Rui Gomes, responsável pelo projeto no INEGI. “Este estudo sustentou a seleção do material e do processo a utilizar para a criação de um componente demonstrador, cujo desenvolvimento foi apoiado por ferramentas de simulação avançadas”, avança.

O processo selecionado foi a moldação por transferência de resina (RTM), que garante a produção fora de autoclave, numa única fase (one-shot process), o que se traduz numa redução de custos, cumprindo os mesmos parâmetros de qualidade. Este processo foi ainda otimizado com recurso à sensorização de equipamentos para monitorização de pressão e temperatura em tempo real, durante a produção. O demonstrador produzido – asa de cauda da aeronave FLEXCRAFT – estará em exposição de 17 a 23 de junho no International Paris Air Show (corredor 3, stand C39).

O projeto FLEXCRAFT, copromovido pelo INEGI, pela SET (Sociedade de Engenharia e Transformação S.A.), pela Almadesign, pela Embraer Portugal e pelo Instituto Superior Técnico, está em desenvolvimento desde finais de 2016 e termina este ano. A iniciativa é cofinanciada pelo programa COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT Empresarial) em Co-promoção.

INEGI
Universidade do Porto
CONTACTOS E LOCALIZAÇÃO
Linkedin Facebook Youtube Twitter
© INEGI 2011 | Política de Privacidade