INEGI ajuda a equipar o soldado do futuro

22-03-2019
Criar vestuário “inteligente” e multifuncional para os exércitos europeus é o objetivo do projeto STILE – Smart TextILEs in Defence, desenvolvido com o apoio do INEGI.

O projeto arrancou este ano e é, de acordo com Cláudio Monteiro dos Santos, investigador do INEGI responsável pelo projeto, “de importância estratégica para a Defesa europeia, ao integrar funcionalidades de apoio ao soldado do futuro no desempenho de operações militares”.

Espera-se que a tecnologia integrada nos têxteis permita recolher e transmitir informação útil através de comunicações wireless e torne o vestuário mais confortável e capaz de ajudar na proteção dos soldados.

Entre as novas funcionalidades do equipamento militar deverão estar: a monitorização de parâmetros ambientais e fisiológicos; a deteção de ameaças químicas, biológicas e radiológicas; a resistência melhorada ao fogo, água e mosquitos; a capacidade de regulação de temperatura e a melhoria da mobilidade.

“Com base no conhecimento adquirido através da sua extensa colaboração com especialistas no domínio dos materiais e estruturas aplicados à Defesa, o contributo do INEGI visa garantir o alinhamento do projeto com as diretrizes estratégicas da Defesa europeia”, explica Cláudio Monteiro dos Santos.

Nesse sentido, uma equipa multidisciplinar está a definir as etapas de implementação do projeto, recorrendo a workshops com especialistas, levantamento bibliográfico e análise documental e, mais tarde, vai participar também na integração das novas funcionalidades no vestuário.

Esta iniciativa é promovida pela Agência Europeia de Defesa (EDA), no âmbito das suas atividades de apoio à cooperação europeia para capacitação da Defesa, e conta com a colaboração do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal e do AITEX - Textile Technological Institute (Espanha).

INEGI
Universidade do Porto
CONTACTOS E LOCALIZAÇÃO
Linkedin Facebook Youtube Twitter
© INEGI 2011 | Política de Privacidade