INEGI participa na estratégia tecnológica da União Europeia para materiais com aplicação civil e militar

15-05-2019
nunocorreia_dualuse
O INEGI foi uma das entidades convidadas a participar na reunião de trabalho organizada pela Comissão Europeia para discussão de cenários de investigação e inovação em materiais para duplo uso – civil e militar. O evento decorreu em Bruxelas, nos dias 13 e 14 de maio.

Nuno Correia, diretor da área de Materiais e Estruturas Compósitas do INEGI, apresentou alguns dos projetos que demonstram a experiência do INEGI em materiais, processos e estruturas que respondem simultaneamente às necessidades dos contextos civil e de defesa. Falamos, por exemplo, no desenvolvimento de soluções estruturais com fibra de carbono para produtos técnicos de alto desempenho, com segurança e funcionalidades aprimoradas, ou no desenvolvimento de materiais compósitos para painéis mais leves e resistentes ao impacto, a aplicar em aeronaves não tripuladas.

O evento reuniu representantes de centros de investigação e inovação, associações industriais, decisores políticos e outras entidades com papel relevante na investigação de materiais no âmbito dos programas Horizonte 2020 e da Agência Europeia de Defesa.

Os participantes debateram soluções e tiveram oportunidade de contribuir para a definição de linhas estratégicas para o futuro nesta matéria. O evento realizado enquadra-se num estudo mais amplo, com o objetivo de potenciar a investigação tecnológica de materiais para duplo uso, no âmbito dos programas-quadro da União Europeia.

INEGI
Universidade do Porto
CONTACTOS E LOCALIZAÇÃO
Linkedin Facebook Youtube Twitter
© INEGI 2011 | Política de Privacidade