INEGI participa no desenvolvimento de ferramenta que avalia destreza de futuros dentistas

06-03-2019
O reconhecimento da competência dos médicos dentistas assenta em parte na sua destreza manual durante a realização de intervenções e tratamentos dentários. Esta capacidade, no entanto, não é de fácil avaliação objetiva.

Foi com o objetivo de facilitar esta avaliação que nasceu o FIMAT, fruto de um projeto que juntou investigadores do INEGI, da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) e do Laboratório de Biomecânica do Porto (LABIOMEP).

A ferramenta, cujo nome consiste no acrónimo de Fine Motricity Assessment Tool, permite “medir o progresso evolutivo, identificando o nível de aptidão alcançado” pelos dentistas e futuros dentistas através de “processos comparativos de sobreposição de imagem”, explica Mário Vaz, Diretor Científico da área de Ótica e Mecânica Experimental do INEGI e investigador do LABIOMEP.

De acordo com o investigador, o caráter inovador da solução assenta no “sistema automatizado de recolha de imagem vídeo com três câmaras, que atribui uma valorização quantitativa” ao exercício.

A ideia partiu da identificação de uma “lacuna pedagógica” e da vontade de diminuir a componente subjetiva da avaliação de exercícios com elementos em arame realizados por estudantes de Medicina Dentária no âmbito da Ortodontia, a especialidade relacionada com posição dos dentes e dos ossos maxilares.

A solução desenvolvida pode ainda provar ter utilidade noutros contextos, nomeadamente aplicações direcionadas a indivíduos que lidam com dificuldades ao nível das capacidades motoras finas.

O protótipo do FIMAT já foi testado em ambiente real, e a equipa de investigadores descreve os resultados como “muito promissores em termos de capacidade avaliativa”. Face ao sucesso dos testes, os próximos passos passam pela procura de um parceiro que esteja interessado em industrializar o produto.

INEGI
Universidade do Porto
CONTACTOS E LOCALIZAÇÃO
Linkedin Facebook Youtube Twitter
© INEGI 2011 | Política de Privacidade