STCP investe 6,5 milhões de euros na compra de autocarros produzidos pela CaetanoBus com a colaboração do INEGI

05-01-2018
A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) assinou contratos de aquisição de 188 veículos amigos do ambiente. Destes, 15 são elétricos e contaram com a colaboração do INEGI no seu desenvolvimento, representando um investimento de 6,5 milhões de euros.

Os outros 173 veículos são movidos a gás natural e completam a nova frota que representa um investimento total de 92 milhões de euros.

Estes novos autocarros elétricos resultam de um projeto levado a cabo pela CaetanoBus, em colaboração com o INEGI, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a Efacec, com o objetivo de desenvolver integralmente um autocarro urbano com motorização 100% elétrica, bem como um sistema de carregamento de baterias universal para veículos pesados assente na tecnologia CCS (Carbon Capture and Storage).

Ao INEGI coube o suporte ao desenvolvimento e a validação estrutural do chassis e da carroçaria do novo autocarro, o que implicou trabalho de projeto, análise e simulação estrutural, considerando a análise estática a simulação dinâmica do veículo, a otimização topológica e a análise de modularidade e de fadiga.

Desta forma, o INEGI contribuiu para a criação de uma estrutura capaz de resistir às solicitações impostas que, além dos exigentes requisitos da indústria de veículos pesados de transporte de passageiros, incluíam as necessidades específicas de um autocarro 100% elétrico, que implicou, nomeadamente, a integração do conjunto de baterias no tejadilho.

Os 15 autocarros elétricos adquiridos pela STCP, que serão produzidos pela CaetanoBus, têm uma capacidade individual de 72 passageiros e uma autonomia até 150 quilómetros. Prevê-se que estejam finalizados durante o próximo ano.

INEGI
Universidade do Porto
CONTACTOS E LOCALIZAÇÃO
Linkedin Facebook Youtube Twitter
© INEGI 2011 | Política de Privacidade