Cofinanciado por:


ALIR_mcs

Advanced Lightweight Impact Resistant: materials, components and structures [2016 - 2019]

Acrónimo
Código do Projeto
Região de Intervenção
Entidade Beneficiária

Data de Aprovação
Data de Início
Data de Conclusão

Custo total elegível
Apoio Financeiro
Co-financiamento INEGI: 207041.97 €

O baixo peso e a resistência mecânica são as propriedades que fazem dos materiais compósitosuma classe interessante para o sector dos transportes e especialmente para o sector aeronáutico.Contudo, a falta de conhecimento e modelos descritivos das características de resistência aoimpacto destes materiais está a atrasar a substituição dos metais pelos compósitos, que iráaumentar substancialmente a eficiência dos sistemas de transporte, reduzindo drasticamente o seuimpacto ambiental.

A industria aeronáutica necessita desesperadamente de modelos que descrevampormenorizadamente as propriedades mecânicas e de resistência ao impacto dos materiaiscompósitos, necessárias à sua inclusão no projeto aeronáutico.

O refinamento dos procedimentos de modelação dos materiais e dos respetivos processosprodutivos já em desenvolvimento pelas equipas de investigação será o principal o principal vetordo projeto. Ao passo que a solução de problemas de integração tecnológica, de consideração derequisitos de aplicação e de testes em condições de operação irão fornecer demonstrações deaplicação das tecnologias desenvolvidas e promover a sua disseminação pelos potenciais clientes.

Este projeto aborda o desafio societal «Transportes Inteligentes, Ecológicos e Integrados» proposto na estratégia Europa2020. O transporte aéreo ficará mais eficiente através da utilizaçãogeneralizada de materiais compósitos leves, que só serão adotados para o projeto aeronáuticose existirem modelos confiáveis que descrevam as suas propriedades mecânicas (incluindo aresistência ao impacto) e os respetivos processos de fabrico.Os membros do consórcio irão beneficiar diretamente das inovações desenvolvidas no projetoatravés da comercialização de aeronaves não tripuladas (UAVs) e pela prestação de serviços deengenharia e transferência de tecnologia à indústria da aviação.

Parceiros
Critical Materials
Estado Maior do Exército
Universidade de Aveiro
X AERO SYSTEMS
Ver Projetos
Mercados e Sectores
Energia & Ambiente
Metalomecânica
Bens de Equipamento
Automóvel e Transportes
Aeronáutica, Espacial e Defesa
Economia do Mar
Serviços
Saúde
Outros
Ofertas e Serviços
Investigação
Inov. e Transf. de Tecnologia
Consultoria
Serviços Laboratoriais
Formação Avançada
Outros Serviços
Universidade do Porto
CONTACTOS E LOCALIZAÇÃO
Linkedin Facebook Youtube Twitter
© INEGI 2011 | Política de Privacidade